TEMPOS CAÓTICOS EXIGEM MEDIDAS IMEDIATAS. RISCOS, TELETRABALHO E A LGPD, O QUE FAZER AGORA?

07 de Abril de 2020

Por: Sandro Tomazele de Oliveira Lima.

Desconsiderando as atuais questões políticas e sanitárias provocadas pelo coronavírus, focando no ambiente corporativo e tendo em vista que o nosso Brasil não pode parar, mas precisa adequar-se ao momento atual – mantendo os serviços fundamentais e movimentando a economia dentro do possível – é fato observado que muitas pessoas estão em teletrabalho (trabalho remoto ou home office) imbuídas deste espírito de superação.

Quando a covid-19 começou a ser detectada no país, em pouco tempo se instalou um ambiente caótico. Com poucas informações e pouca experiência a respeito de doenças que se espalham tão rapidamente e, ainda, com a demora da OMS em declarar o caso do coronavírus uma pandemia, ficamos (e não apenas o Brasil) desguarnecidos em relação a boas práticas e a protocolos para lidar com tal situação.

Uma das primeiras medidas de boa parte das organizações foi colocar os colaboradores em teletrabalho em resposta à chegada do vírus, uma resposta acertada na minha visão. No caos não há tempo para planejar, pesquisar, pensar, testar... As medidas precisam ser tomadas urgentemente. Não sendo eficazes, eficientes ou efetivas, tomam-se novas medidas em substituição ou em complemento à primeira. Prejuízo maior será verificado caso se apresente uma demora ao agir.

Leia a íntegra no anexo.

COMPARTILHE:
Cadastre seu comentário
28 de Janeiro de 2020
A NECESSIDADE DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NAS ENTIDADES DO SISTEMA S, SEGUNDO RECOMENDAÇÃO DO TCU
leia mais
02 de Dezembro de 2019
O COMPLIANCE AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. VISÃO GERAL.
leia mais
01 de Julho de 2019
PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE RISCO NAS ESTATAIS
leia mais
24 de Junho de 2019
COMPLIANCE NAS ESTATAIS
leia mais
17 de Junho de 2019
GESTÃO DE RISCOS QUE ATENDA À LEI 13.303/16
leia mais
03 de Maio de 2019
PRECISAMOS FALAR SOBRE GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES DAS ESTATAIS - PARTE V: RESPOSTAS AOS RISCOS PARA A ELABORAÇÃO DA MATRIZ DE RISCOS.
leia mais
Sabe o que podemos fazer por sua empresa ou órgão público?
Compliance integral.
6
CARREGAR MAIS ARTIGOS
Parceria: Grupo JML . jml corporate school . Apoio científico: pironti Advogados
Utilizamos cookies (e/ou tecnologia de rastreamento de dados) para saber como você interage com nosso Portal (Sites de serviços online, Hotsites e Landing Pages). Usamos esta informação para melhorar sua experiência e para metrificar visitantes. Para entender mais sobre o que utilizamos, veja nossas Políticas de Privacidade de Dados: Política de Privacidade e Política de Cookies.
ACEITAR